sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sugestões de leituras

Pesquisando o catálogo disponível na página de Ensino do PPGICS sobre as novas aquisições (http://157.86.8.13/ensino/arquivo/5055/novas_aquisicoes_mes_de_abril.pdf), interessei-me por alguns títulos em especial. Acredito que podem me ajudar a pensar melhor sobre o que significa a doença, o percurso de uma pesquisa de comunicação e o papel das mídias na atualidade. Divido essas indicações com vocês:


FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 38. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Localização na Biblioteca do ICICT: BR15.1 PPGICS 302.23098 M386d

A análise da evolução histórica do poder da legislação penal e dos métodos coercitivos e punitivos empreendida por Foucault será interessante para refletir sobre a questão da disciplina e da própria relação entre saber e poder (o poder produzindo o saber, que, por sua vez, legitima e reproduz o próprio poder)




GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera (Org.). O que é memória social. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2005
Localização na Biblioteca do ICICT: BR15.1 PPGICS 305 Q311

O livro é resultado de pesquisas feitas no Programa de Pós-graduação em Memória Social da UNIRIO. A obra defende a construção de um novo conceito de memória social. Como memória é um conceito muito caro para mim, acredito que a leitura suscitará um aprofundamento, especialmente porque defende a memória como algo em construção, inclusive para além do próprio indivíduo.



MARCONDES FILHO, Ciro. O escavador de silêncios: formas de construir e de desconstruir sentidos na comunicação: nova teoria da comunicação II. São Paulo: Paulus, 2004.
Localização na Biblioteca do ICICT: BR15.1 PPGICS 302.2 M321e

Análises sobre a comunicação nunca são demais. Muito pelo contrário! Neste livro, a proposta é rever a comunicação desde os tempos idos da filosofia até os dias atuais. Nesse sentido, o autor defende a comunicação como pertencente inicialmente ao campo da filosofia e depois a outros campos, como à linguística e à semiologia.



MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. Pensar as mídias. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
Localização na Biblioteca do ICICT: BR15.1 PPGICS 302.23 M435p

Estudar as mídias é estudar sobre a representação que a sociedade faz de si mesma. A proposta dos Mattelart nesta obra é trazer um outro olhar sobre o assunto, enfocando especialmente o sistema televisivo.





SFEZ, Lucien. A comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Localização na Biblioteca do ICICT: : BR15.1 PPGICS 302.2 S522c

Como nada li ainda a respeito do que Sfez escreveu, talvez seja interessante debutar nesta obra. Estudioso da teoria da comunicação, ele se ancora em Jürgen Habermas, Jacques Ellul e Pierre Legendre para tratar da comunicação a partir de três metáforas: a da máquina (representação), a do organismo (expressão) e a do Frankenstein (confusão).